segunda-feira, 5 de setembro de 2011

RECEITAS DA CULINARIA JAPONESA

Muita gente recusa o convite para ir a um restaurante japonês ou passa batido pela opção na praça de alimentação do shopping porque tem uma imagem errada da culinária japonesa. Tem aqueles que pensam quem o cardápio se restringe aos peixes crus, que só existem pratos frios e que lá só é bem-vindo quem sabe manejar os palitinhos (o hashi). Puro mito! A verdade é que a alimentação japonesa é bastante variada, além de fazer um bem enorme a saúde do organismo e de se adaptar à dieta. "A culinária japonesa é, sem dúvida, muito saudável. Peixes, cogumelos, legumes e soja são alguns dos alimentos ricos em nutrientes que protegem nosso organismo contra doenças", explica a nutricionista Giovanna Arcuri, da clínica Gionutri. "Quem faz alguma dieta precisa tomar alguns cuidados, como evitar frituras e cream cheese", diz a especialista.

RECEITAS:

Receita de Sukiyaki



O prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa.

A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.

A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que com seu formato peculiar facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.

Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela. Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.

Ingredientes

  • 30g de manteiga sem sal
  • 200g de filé mignon fateado finamente
  • 6 folhas de acelga
  • 100g de moyashi ( brotos de feijão)
  • 1 unidade de cebola média
  • ½ maço de naga negui (cebolinha grossa,cebolão, cebolinha branca)
  • 8 unidades de cogumelos Shiitake
  • 250g de itoh konhaku ( macarrão de batata)
  • 200g de tofu ( queijo de soja)

Dashi (molho)

  • 100 ml de shoyu ( molho de soja)
  • 50ml de sake comum
  • 50ml de mirim ( sake doce)
  • 15g de açúcar

Porção para 4 pessoas
Sukiaki do Restaurante Japones Sushi-Kiyo

Modo de preparo

Lave bem as folhas de acelga e corte-as em cubos ( retângulos), lave os talos da cebolinha grossa e corte-as em pequenos talos de 5 cm em diagonal, retire os talos do cogumelo shiitake, corte em cubos de 5 cm o queijo de soja.

Retire o macarrão de batata do pacote e cuidadosamente esprema-os com as mãos de modo que, saia o máximo do soro que envolve o macarrão.

Aqueça a panela e derreta a manteiga, em seguida refogue levemente a carne sem deixar dourar.

Em seguida coloque as folhas de acelga cortadas em cubos ( retângulos), a cebola cortadas em meia rodelas de 1 cm de espessura, os cogumelos shiitake sem os talos e as cebolinhas cortadas em bastonettes de 5 cm de comprimento em diagonal e o tofu cortado em cubos.

Misture todos os ingredientes do molho e adicione ao sukiyaki. Em seguida acrescente o macarrão de batata.

Certifique-se de que todos os ingredientes estão dispostos de forma artística e tampe a panela por 8 minutos e retire a tampa e acrescente o broto de feijão.

Deixe cozinhar por 2 minutos e estará pronto para servir.

Observação:
Caso o molho comece a transbordar da panela retire um pouco do molho com uma concha e guarde. A medida que o molho for secando da panela vá acrescentando aos poucos o molho que você retirou.
   

Receita de Missô Yakizakana

Uma variação do yakizakana tradicional, desta vez temperada com o missô (pasta de soja da qual o missoshiru é feito) é o Aji no missoyaki (missoyaki de peixe carapau)

Ingredientes

  • 1 peixe carapau de aproximadamente 500g
  • 50 g de misso
  • 35 ml de mirim ( sakê doce)
  • ½ pimenta vermelha
Receita de Peixe com Missô

Modo de preparo

Dilua a pasta de misso com o sakê mirim e deixe descansar a metade da pimenta dentro desta pasta por 2 horas.

Retire as esporas do carapau introduzindo a faca no sentido do rabo para a cabeça passando-a por baixo das esporas do peixe.

Retire dos dois lados.

Retire o filé do carapau conforme ensinado.

Passe a pasta de missô na carne e no couro dos filés de carapau e deixe descansar por 1 hora.

Retire o excesso e grelhe numa grelha ou uma frigideira anti-aderente.

Sirva num prato sobre uma folha de alface crespa e decore com um tomate cereja cortada em 4 partes sem soltar uma da outra e coloque-a sobre o filé junto com uma folha de salsinha crespa (paceri).
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário